O Flamengo decidiu demitir o técnico Jorge Sampaoli antes da partida contra o Bahia, no próximo sábado. A diretoria convocou uma reunião com o treinador na Barra da Tijuca para comunicar a decisão nesta quinta-feira. A multa para a demissão de Sampaoli está avaliada em cerca de 1,8 milhão de euros (cerca de R$ 9,5 milhões), com o valor sendo reduzido a cada dia trabalhado desde o início de seu contrato.
Jorge Sampaoli assumiu o Flamengo em abril e dirigiu a equipe em 39 jogos, utilizando 39 escalações diferentes. Durante seu período no comando, o time obteve 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Durante sua gestão, o Flamengo perdeu a final da Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e viu suas chances de conquistar o eneacampeonato brasileiro se distanciarem.
O nome favorito da diretoria rubro-negra para substituir Sampaoli é Tite, porém, o ex-técnico da Seleção ainda não tomou uma decisão sobre seu futuro e está avaliando se voltará a trabalhar ainda este ano. Tite está atualmente nos Estados Unidos e tem consultado o Flamengo, mas não definiu sua disponibilidade para assumir o cargo. No ano passado, Tite afirmou que não pretendia trabalhar em 2023.