A troca constante de técnicos no futebol brasileiro não é novidade para ninguém, uma vez que a cultura imediatista do país muitas vezes coloca os resultados acima do trabalho em andamento. Como resultado, muitas equipes têm seus projetos interrompidos e não conseguem alcançar a evolução desejada devido à mudança de treinadores com filosofias distintas. Em muitos clubes, falta até mesmo um planejamento claro para definir o perfil do treinador.
Assim, boa parte do processo de gestão na busca por um técnico ocorre enquanto o profissional atual ainda está no cargo, em alguns casos. Nesta temporada, diversas equipes tiveram desempenhos abaixo do esperado, e em algumas situações, a troca de treinador não surtiu o efeito desejado, como foi o caso do Santos, que mais uma vez mudou seu comando técnico.
Por outro lado, em algumas situações, como no Flamengo, o treinador atual está obtendo bons resultados dentro de campo, com a equipe ocupando a segunda posição no Campeonato Brasileiro e mantendo vantagens nos confrontos de ida pela Copa do Brasil (venceu o Grêmio por 2 a 0) e na Copa Libertadores (venceu o Olimpia por 1 a 0). No entanto, as questões extracampo têm ganhado destaque.
As informações que chegam do Rio de Janeiro indicam que os jogadores do Flamengo apoiam o retorno de Rogério à Gávea. Jorge Sampaoli está sob pressão no cargo e pode ser demitido já nesta semana, dependendo do resultado do jogo contra o Olimpia, pelas oitavas de final da Libertadores. Em caso de eliminação, é possível que ele seja demitido. Os jogadores do Flamengo estão descontentes com o trabalho do treinador argentino na equipe.