A eliminação do Flamengo na Copa Libertadores para o Olimpia, do Paraguai, resultando na perda do sonho do tetracampeonato, deixou marcas profundas na equipe Rubro-Negra da Gávea. Apesar de ter o maior investimento no futebol sul-americano, o Flamengo também já havia perdido o Mundial de Clubes, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.
Neste momento, ao Flamengo restam duas competições: o Campeonato Brasileiro, no qual está muito distante do líder Botafogo, e a Copa do Brasil. Na Copa do Brasil, o clube carioca tem uma vaga na final praticamente garantida após vencer o Grêmio por 2 a 0 no jogo de ida. No entanto, o treinador Jorge Sampaoli, contratado em abril para substituir Vitor Pereira, corre o risco de ser demitido nas próximas horas.
O Flamengo entrará em campo no domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, para a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, e um resultado negativo diante do São Paulo pode significar a demissão do treinador argentino. Sampaoli não possui um bom relacionamento com o elenco do clube da Gávea, conforme relatou recentemente o repórter Eric Faria, do Grupo Globo.
Hoje, em seu canal no YouTube, Jorge Nicola abordou o assunto: "O repórter Eric Faria, da Globo, está afirmando que o clima está tão ruim para Sampaoli que, se o Flamengo não obtiver um bom resultado contra o São Paulo, a demissão de Sampaoli pode acontecer, apesar da alta multa rescisória. De acordo com os dirigentes do Flamengo, uma derrota ou empate pode indicar que os jogadores não têm mais confiança em Sampaoli", disse o jornalista.