Jorge Sampaoli, treinador do Flamengo, realizou mais um treinamento em campo aberto antes do clássico com o Botafogo, e as atividades indicaram algumas informações importantes sobre a equipe. O argentino testou o goleiro Rossi, manteve Pedro no time titular e incluiu os jovens Matheuzinho e Igor Jesus nas atividades.
O time titular que mais tempo ficou em campo durante o treinamento foi o seguinte: Rossi no gol, Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira na defesa; Matheuzinho, Igor Jesus, Allan, Everton Ribeiro e Ayrton Lucas no meio-campo; Bruno Henrique e Pedro no ataque. Erick Pulgar teve a função de recuar para formar a primeira linha de zagueiros durante a fase defensiva.
No decorrer do treinamento, Everton Cebolinha substituiu Bruno Henrique na equipe titular. O segundo time utilizado foi composto por Matheus Cunha, Rodrigo Caio, David Luiz e Pablo na defesa; Wesley, Thiago Maia, Gerson, Victor Hugo e Filipe Luís no meio-campo; Everton Cebolinha e Gabigol no ataque. Importante mencionar que essas equipes não se enfrentaram diretamente, e jovens da base foram usados como "sparring" para ambos os times durante o treinamento.
Ambas as equipes trabalharam com uma linha de três zagueiros, com Erick Pulgar atuando como volante que se junta a Fabrício Bruno e Léo Pereira na defesa. Sampaoli é conhecido por muitas vezes definir a escalação apenas no dia da partida, então é possível que ele faça uma combinação de jogadores das duas equipes citadas. A espinha dorsal da equipe parece ser formada pelo primeiro time titular, que treinou por mais tempo junto nesta sexta-feira.