No seu livro, Roberto Firmino revelou uma desilusão com Tite em sua carreira. O UOL escreve sobre isso.
Em 2019, o atacante era titular da Seleção Brasileira, posição que a comissão técnica lhe prometera após a Copa do Mundo na Rússia, um ano antes. Firmino perdeu a titularidade para Richarlison e afirma que nunca foi abordado em qualquer tipo de conversa sobre o assunto.
As quatro lesões na temporada 2021/22 afastaram Firmino das convocações, mas as esperanças de jogar mais uma Copa do Mundo, em 2022, foram renovadas quando Tite o convocou para os últimos amistosos antes do torneio.
No entanto, Firmino não entrou em campo, o que o deixou intrigado. O jogador relata que duas semanas antes da convocação final para a Copa, Tite foi a Anfield para um jogo entre Liverpool e Napoli e realizou uma reunião com Alisson, Fabinho e Firmino em uma sala de Klopp no estádio. Durante a conversa, o treinador pediu desculpas a Firmino por não tê-lo colocado nos amistosos e atribuiu o erro a ele e à comissão técnica.
Após a reunião, os três brasileiros saíram com a impressão de que todos seriam convocados para a Copa. O volante Fabinho também confirmou essa versão.
No entanto, Firmino não foi convocado. Entre aqueles que ficaram fora da lista final, o atacante foi quem mais havia sido chamado e atuado com Tite. Além disso, até hoje, não recebeu pelo menos um telefonema do técnico. Ele recebeu apenas um áudio do auxiliar César Sampaio, dizendo que deixá-lo de fora havia sido uma decisão muito difícil e para que se mantivesse preparado, pois era o primeiro da lista caso algum jogador fosse cortado