Há um Talisca antes e depois da passagem pelo Benfica. Para o brasileiro, a experiência na Luz, e mais propriamente com Jorge Jesus, mudou sua carreira. Em entrevista ao Globo Esporte, o jogador do Al Nassr recuou no tempo.
"Foi o mister Jorge Jesus que fez essa mudança na minha posição. Jogava um pouco mais recuado no Bahia. Avancei um pouco por lá [Bahia], ele viu, mas no Benfica ele [Jesus] mudou realmente minha posição. Finalizo muito bem, tenho muita sensibilidade para marcar gols", começou por dizer Talisca, que representou a águia por duas temporadas [2014/15 e 2015/16], antes de admitir: "Tudo isso fez muita diferença na minha carreira. Foi um divisor de águas para o meu crescimento, na verdade."
Aos 30 anos, o ex-benfiquista revela ter planos para o final da carreira. "Não abro mão disso [encerrar no Bahia]. Só se o City Football Group ou o Bahia não quiserem, mas voltar para o Brasil agora não é meu objetivo, até porque minha carreira está muito organizada, bem estruturada, dez anos fora do Brasil. É uma carreira muito sólida, mantive um padrão muito alto de desempenho, mas encerrar no Bahia é algo que já está planejado. É algo que tenho sempre no meu coração, foi o Bahia que me abriu as portas. Tenho esse carinho, mas não faço contas, enquanto estiver aguentando e jogando bem... não quero encerrar sem qualidade", disse, na mesma entrevista.