Está instalado um clima de tensão no Real Madrid, e tudo se deve às recentes declarações de Vinícius Júnior. Em entrevista à CNN Brasil, o extremo brasileiro queixou-se dos repetidos episódios de racismo que têm ocorrido no futebol espanhol, afirmando que o país deveria progredir nesse aspecto antes de se candidatar a sediar uma edição do Mundial de futebol, que acontecerá em 2030, em conjunto com Portugal e Marrocos.
"Espero que a Espanha possa evoluir e entender o quão sério é insultar uma pessoa por causa da cor de pele. Se até 2030 não evoluírem, acho que temos de mudar o local [do Mundial], porque se o jogador não se sentir confortável e seguro a jogar num país onde pode sofrer racismo, torna-se um pouco complicado", disse Vinícius. Ele também afirmou que no clube já discutiram a possibilidade de deixar o campo em caso de novos insultos racistas, para que os responsáveis sejam punidos de forma mais severa.
Essas declarações de Vinícius, que foi recentemente incluído na lista dos 30 nomeados à Bola de Ouro 2024, causaram grande impacto em Espanha, gerando reações de várias partes. Uma das mais recentes veio do próprio balneário do Real Madrid, com Dani Carvajal, lateral experiente do clube e da seleção espanhola, respondendo durante uma conferência de imprensa da 'Roja', na preparação para o duelo contra a Sérvia pela Liga das Nações.
"Tanto eu como qualquer um dos meus companheiros de equipa, assim como também já disse o treinador, somos contra qualquer ato de racismo nos estádios. Sei o que sofre o Vini. Temos apoiado ele tanto dentro do balneário como publicamente e creio que a situação já melhorou. Já avançaram com os protocolos para punir esses energúmenos que vão aos estádios insultar as pessoas pela sua cor de pele. Mas, retirando esse pequeno grupo de pessoas, que, volto a dizer, devem ser retiradas do futebol, não considero que Espanha não mereça celebrar o Mundial. Espanha é um país com uma diversidade cultural grandíssima. Espanha não é um país racista. Desde pequeno que fui crescendo com pessoas de várias nacionalidades à minha volta. Espanha não é, de todo, um país racista", afirmou Carvajal.
Leia também: Vinícius Júnior e o racismo em Espanha: "Se não evoluírem... teremos de mudar o Mundial"🇪🇸🗣️ Dani Carvajal también se ha pronunciado sobre las palabras de Vinicius: "Sé lo que sufre Vini. Pero España no se merece que se le quite el Mundial" pic.twitter.com/RfXx6MZUKg
— MARCA (@marca) September 4, 2024